Portfólio de tecnologia, que bicho é esse?

26 de agosto de 2020 | Sem categoria | Agência Innovarte

O portfólio é um material parecido com o currículo, é nele que você colocará todas as suas habilidades, trabalhos realizados e experiências.

É assim que o portfólio irá te ajudar, com ele você atrairá novos clientes e parcerias. Portanto, para que isso aconteça, é ideal ter um portfólio caprichado e bem organizado para chamar a atenção do seu público.

Mas e aí, vamos lá aprender como produzir o portfólio ideal para você divulgar o seu trabalho? Let’s go!

  1. Impresso ou digital?

O portfólio impresso ainda é utilizado por alguns profissionais e empresas, mas como estamos falando sobre a área da tecnologia, o ideal seria um material digital, assim, a facilidade em compartilhar com o público será maior, também podemos considerar que o custo é menor, quase zero. E estamos nos tempos do WhatsApp, um portfólio digital facilita em muito esse compartilhamento.

  • Objetivo

Definir o objetivo do seu portfólio é extremamente importante para você montar o seu material. Ou seja, para um gerente de projetos, seu trabalho é garantir que seus trabalhos sejam feitos de forma correta e todos concluídos com sucesso, por exemplo. Talvez sua empresa precise de um portfólio institucional, ou um de produtos, tudo dependerá do objetivo e nicho do negócio.

  • Trabalhos realizados

Se você tem uma grande experiência na área, isso com certeza pode ajudar, mas o essencial é ser objetivo e colocar suas principais experiências, e de preferência citar aquelas que tem mais haver com o que você esteja procurando, como por exemplo uma vaga de emprego.

  • Leitura e Navegação

Após a organização do portfólio, está na hora de verificar a escolha da fonte, cores e ver se está tudo “Ok” com o layout. É importante também observar se o texto não possui erros de gramática e que tenha sido escrito com clareza e coerência para não ter a necessidade de ter que reler várias vezes.

Detalhes como este ajudam em uma melhor navegação pelo portfólio, mas também servem para mostrar conhecimentos básicos.

  • Menos é mais

Com certeza você já escutou alguém dizendo esta frase, não é mesmo? Essa frase faz muito sentido na hora de montar um portfólio da área de tecnologia.

A criatividade para montar a estrutura é muito bem vinda neste momento, mas é preciso trabalhar com cautela e cuidado para não exagerar e perder a qualidade.

Bom, esses são algumas dicas de como montar um material relevante na área de tecnologia, se precisar de ajuda, nós da Agência Innovarte estamos à disposição para ajudar.